Tabagismo; Um mal a sua Autoestima

Oi meninas Poderosa! Sim, Poderosa!! Porque só nós temos o poder… de mudar o que quizermos em nós mesmas. Esteja certa!

Vou falar de um tema polêmico, que é fato; faz mal, mata, porém algumas pessoas ignoram esse fato. E você, o que acha?? O TABAGISMO. Eu particularmente o-d-e-i-o.

Screenshot_2015-12-08-22-45-08-1

Mas se você pertence ao contingente daquelas que fumam mas desejam parar, aqui vão algumas informações úteis para aumentar sua motivação. A Nicotina é considerada  uma droga e responde por 90% dos casos de câncer de pulmão. No mundo o Tabagismo é a segunda causa de morte de pessoas, só perdendo para as doenças cardiovasculares. Segundo a Organização de Saúde (OMS), trata-se da principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Fumo Passivo

Ainda segundo a OMS, só em ambientes 100% sem tabaco estamos completamente protegidos das exposições as doenças relacionadas com o fumo.  No mundo hoje, existem  cerca de 2 milhões de fumantes passivos,  sendo que 70% deles são crianças 😢😢😢. O risco de câncer de pulmão é três vezes maior entre os passivos, do que entre os que não se expõem à fumaça dos cigarros.

Além dos infindáveis danos à saúde física,  o fumo tira o nosso viço, nossa beleza. Causa depressão, consequêntemente acaba com a autoestima.

Danos à Beleza e a  Autoestima 

1- Aparência envelhecida, enrugada. Algumas pesquisas comprovaram que o cigarro, não só causa flacidez ao rosto, mas também em outras partes do corpo, como seios e braços. A Nicotina destroi  o colágeno e a elastina, fazendo surgir assim os chamados ” pés de galinha”. O que provoca isso é  o calor da queima do mesmo, e dos produtos químicos, principais responsáveis por danos internos na estrutura da pele e dos vasos sanguineos.

Screenshot_2015-12-08-23-17-04-1

2- Cabelos enfraquecidos, queda. A Nicotina se aloja nas paredes venosas, diminuindo a circulação sanguinea,  impedindo que nutrientes necessários para mante-los os cabelos  fortes,  cheguem a raíz. Podendo até levar a calvície. A temperatura causado pelo fumo colabora com o  envelhecimento precoce dos fios, acelera a perda da melanina, causando os fios branco mais cedo.

3- Manchas na pele. Igual a exposição solar, a Nicotina destroi as fibras de colágeno e elastina que acelera o envelhecimento, sendo capaz de privar nossa pele de oxigênio e outros nutrientes,  aparecendo assim as colorações irregulares. E as manchas passam a aparecer em todo o rosto.

4- Mal hálito, dentes amarelados. Além das temidas rugas ao redor da boca. A nicotina destroi tecidos que sustentam os dentes  e o alcatrão (substância do cigarro), amarela o sorriso.

Vale a pena saber que ao parar de fumar…

Screenshot_2015-12-08-22-44-41-1

  •  A pressão sanguinea e a pulsação voltam ao normal após 20  minutos;
  •  Duas horas depois, não existe mais nicotina presente no sangue;

  •  O nível de oxigênio no sangue se normaliza oito horas depois;

  •  Tanto o olfato e o paladar ficam mais apurados em dois dias;

  •  Depois de três semanas, a respiração torna-se mais fácil, a circulação melhora;

  •  Após cinco a dez anos,  o risco de sofrer um enfarto será igual ao de quem nunca fumou.

Screenshot_2015-12-08-23-17-42-1

Meninas, sabemos que o envelhecimento,  as rugas, as doenças,  são processos naturais, que sobrevem a todos nós.  Não estou aqui pra julgar, mas pra falar de qualidade de vida! Há pessoas que aparentam ter 60, quando na verdade teêm 40 anos. Vamos Sim, adoecer, envelhecer; mas no tempo certo. Esse é o momento; diga #não a esse vício, e vamos sim, envelhecer; por que é um previlégio!  Poucos tem essa chance. Então,  dê  valor ao seu maravilhoso presente diário que é VIVER.

É  isso meninas  “Poderosas”, espero que tirem proveito.

Bj

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s