Distúrbios Alimentares e a Mulher

Oi meninas!! E  aí, como vai  seu corpitcho rs? Você está satisfeita?  É  adepta as dietas? Saiba que dieta em excesso é perigoso.

Screenshot_2015-11-16-18-34-55-1

A obsessão por magreza e pelo corpo ideal faz com que muitas meninas, acabem fazendo qualquer coisa para perder peso ou obter a forma “perfeita”. Frequentemente adotam “dietas de moda” ou dicas de amigas e vizinhas, com o uso de “formulas mágicas” ou  chás ” milagrosos”. Você já usou esses “métodos”? É preciso estar atenta , já que muitas pré adolescentes, adolescentes e  jovens acabam desenvolvendo com isso, doenças alimentares como a Anorexia e  Bulimia. 

Bulimia:  

Comer compulsivamente em pouco tempo e, em seguida, tentar compensar provocando vômitos,  ou usando laxantes,  diuréticos e medicamentos inibidores de apetite, ou realizando atividade física intensa (durante mais tempo que o esperado para uma pessoa normal ), são características da bulimia. Frequentar academia de ginástica como se fosse uma segunda casa pode já refletir um sintoma.

Os pacientes com bulimia costumam ter vergonha de seus problemas alimentares  e procuram esconder os sintomas; a ingestão compulsiva,  assim como os vômitos costumam ser em segredo.

Anorexia: 

A obsessão pela magreza e o medo mórbido de engordar levam a  anorexia, redução exagerada da alimentação,  debilitando o corpo. Isto ocorre devido a uma perturbação na percepção que a própria pessoa tem de seu corpo. Quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou inferior a 17,5kg/m2, os especialistas suspeitam de anorexia.  O IMC é calculado dividindo-se o peso, em quilos pelo quadrado da altura em metros. Mulheres com anorexia nervosa custumam apresentar supressão das menstruações (amenorreia). Isto, juntamente com a diminuição da ingestão de nutrientes adequados, pode causar osteoporose com o passar do tempo.

Só em Mulheres.

A frequência maior em Mulheres tem relação com uma características genética,  ainda não determinada. Cultural,  considera-se que há relação entre esses distúrbios,  e a exigência com o corpo feminino.  É fato que 90% das vítimas são mulheres. A pessoa é de um jeito,  porém se enxerga de outro. Apartir daí, desencadeia uma série de comportamentos alimentares inadequados para perder peso,  que são coerente apenas para a pessoa.

Meninas,  a Anorexia Nervosa e a Bulimia são doenças graves. Requerem quase sempre um tratamento de longo prazo, com equipe multidisciplinar (nutricionista, psicólogo e psiquiatra). A terapia tem por foco a recuperação da autoestima, da paciente,  pois assim, é atacada a causa essêncial desses dois problemas.  Por isso a extrema necessidade de uma boa autoestima!

Espero que gostem. Ate!

Bj

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s